Cuidados com o cão idoso
abril 18, 2021Você sabia que cães de grande porte envelhecem mais cedo que cães de pequeno porte?
A expectativa de vida média de um cão é estimada em torno de 10 a 13 anos, embora muitas raças possam superar esses números. Os avanços da medicina veterinária e da tecnologia têm contribuído cada vez mais para que essa fase da vida seja muito confortável para nossos amigos, e há muitas coisas que podemos fazer para viver bem cada novo momento ao lado deles. Vamos entender um pouco melhor como acontece a maturidade nos cães.
Com o passar do tempo, notamos alguns sinais de envelhecimento, como o surgimento de pelos grisalhos no corpo, maior sensibilidade ao frio e ao calor, diminuição da atividade, apetite seletivo, dificuldade para se locomover e aumento da carência e da dependência do tutor. Nessa fase, é importante adaptar o ambiente, pois ocorrem dificuldades relacionadas à mobilidade.
Procure adaptar a altura dos comedouros, providencie tapetes antiderrapantes e rampas de acesso e evite que o animal circule por escadas devido à perda gradativa da visão, que também é comum nessa fase. Mantenha os objetos da casa nos lugares habituais, para que ele consiga circular sem ficar esbarrando em obstáculos desconhecidos.
Mudanças na alimentação também são recomendadas, já que o animal necessita alguns nutrientes específicos para a idade. Existem no mercado os produtos de linha sênior, que além de suprir as necessidades nutricionais, são apresentados em grãos com formatos diferenciados para facilitar a mastigação. Perdas dentárias também são comuns em animais idosos.
Respeite essa diminuição no ritmo de brincadeiras, passeios e atividades do seu cão idoso. Leve-o ao veterinário com maior frequência.
O mais importante é não se esquecer de que cada fase da vida traz uma nova descoberta que merece ser valorizada e aproveitada.