A importância da vacinação
abril 18, 2021Após o nascimento e durante a fase de amamentação, a mãe transmite pelo leite materno toda a imunidade de que o filhote precisa. Por volta dos 45 dias de vida, essa imunidade cai e devemos começar a imunização. As raças de porte muito pequeno podem ser vacinadas um pouco mais tarde para minimizar reações vacinais. Nos gatos, o protocolo vacinal deve se iniciar aos 60 dias.
Os cães são vacinados inicialmente contra as seguintes doenças: cinomose, parvovirose, leptospirose, coronavirose, adenovirose e hepatite. As vacinas de giardia e tosse de canil também podem ser usadas. A partir dos 3 meses de idade pode ser feita a vacina de raiva e aos 4 meses pode se iniciar a vacinação contra leishmaniose. Essas vacinas devem ser administradas em doses e intervalos determinados pelo seu veterinário, sendo estritamente necessário observar e respeitar esses prazos.
Os gatos devem ser vacinados contra rinotraqueíte, panleucopenia, calicivirose, clamidiose, FeLV e raiva. Assim como nos cães, o seu veterinário vai indicar as doses e intervalos necessários para a vacinação.
O consenso geral é que os pets adultos seguirão tomando todas estas vacinas anualmente, mas podem haver exceções. Nesse caso, seu veterinário vai indicar o melhor esquema para o seu Pet.
É importante que os tutores de animais tenham preferência pelas vacinas que sejam procedentes de laboratórios qualificados e que sejam aplicadas por profissionais veterinários habilitados.
Tenha em mente que se precisar fazer o transporte do seu pet você vai precisar da carteira de vacina com o selo, carimbo e assinatura do veterinário que as aplicou.
Siga sempre a orientação do seu veterinário! Assim seu bichinho viverá feliz e saudável ao seu lado por muito tempo.